Controle de estoque para pequenas empresas é importante?

Controle de estoque para pequenas empresas é importante?

Informatizar o setor é fundamental para evitar ter dinheiro parado em produtos que não vendem

Por menor que seja a empresa, o controle de estoque é um dos princípios primordiais para que o negócio se solidifique. A falta de preocupação com este quesito pode determinar, inclusive, a ruína de um empreendimento. O controle de estoque é um dos pilares que sustenta os resultados positivos, garante a eficiência empresarial e reduz custos e perdas.

Neste sentido, é necessário acompanhar os produtos armazenados para atender a demanda, sem excessos ou prejuízos, já que mercadorias que não saem representam dinheiro parado, muitas vezes, impactando negativamente no capital de giro disponível.

Mas como fazer esse monitoramento?

Primeiramente é preciso registrar e controlar tudo que entra e sai da empresa. Sim, isso vai dar um certo trabalho, mas ter esse controle vale à pena, pois ele oferece muitos benefícios como otimiza o investimento com estoque, permite fazer estimativas de vendas, é possível projetar com antecedência os pedidos aos fornecedores, torna claro quais são os produtos que vende-se e os que não são vendidos e ainda facilita a precificação e criação de ofertas.

Para isso é preciso fazer um inventário de todos os produtos e quantidades de cada um. Esse procedimento é obrigatório e deve ser feito constantemente. Finalmente, opte por um sistema informatizado de controle de estoque, o que facilita o controle, dá agilidade e, consequentemente, evita gastos desnecessários.